quinta-feira, 17 de março de 2011

História da escola

A Escola São José, localizada na Avenida Castelo Branco, S/N, Bairro da Cerâmica, foi fundada no dia 10/01/2000 na gestão de Drª Ana Fernandes.
A princípio, havia apenas duas salas de aula, multisseriadas. Porém, visando a melhoria da comunidade São José, onde os filhos dos moradores pudessem ter direito a uma educação de qualidade, as próprias famílias do bairro  mobilizaram-se. Escolheram uma representante, a Sra. Maria do Carmo (diretora na época), responsável pelas reivindicações dos demais perante o órgão público. A partir de tal organização, o bairro obteve forças e aprovação para funcionamento legal da referida escola.
No período de 2005 a 2008 no comando da gestora Maria Aparecida Ribeiro, a escola ainda funcionava na capela São José, nos turnos matutino e vespertino com cinco salas de aula (duas turmas de pré escola e três de fundamental), dez professores, uma gestora (Maria do Carmo), duas secretárias, duas agentes operacionais de serviços diversos e dois vigias.
Em 2009 na gestão de Drº Miguel Fernandes a escola cresceu, ainda não beneficiada com prédio próprio. Funcionavam seis turmas (entre fundamental e Educação Infantil) na capela São José e um anexo (com quatro turmas) em uma residência próxima à mesma. Era uma escola em situação bastante precária com salas inadequadas (pequenas). Possuindo apenas uma cozinha em funcionamento e dois banheiros. Não havia água encanada onde esta era abastecida por um carro pipa.
Em 2010 ainda na gestão de Drº Miguel Fernandes obtivemos avanços, pois o mesmo preocupado com esta comunidade comprou um prédio próprio com uma sala de informática, uma secretaria, dois banheiros (masculino e feminino), uma cantina, um refeitório, sete salas de aula e adaptou para funcionamentos escolares trazendo assim alegria de toda esta comunidade escolar aumentando o índice de alunos e ensino-aprendizagem, hoje a escola tem 460 alunos distribuídos das seguintes formas: dezesseis turmas em funcionamento entre maternal, pré-escola e fundamental, e EJA, ficando assim dois 1º ano (A e B), dois 2º ano (A e B), uma segunda série, uma terceira série, uma quarta série, duas salas de pré-escola (infantil I e II), duas salas de creche (duas maternal II e duas maternal III) em funcionamento nos turnos matutino e vespertino e noturno, duas turmas de EJA (1ª à 4ª e 5ª a 8ª), gerando assim mais empregos para esta comunidade, contamos com uma gestora geral (Maria Aldenir de O. Carvalho Moraes), uma gestora adjunta (Maria Cecília Rodrigues), duas secretárias, três vigias, oito OASD, duas orientadoras pedagógica e dezenove professores.  
No ano de 2011, ainda na gestão de Dr. Miguel Fernandes a escola vem desenvolvendo belíssimo trabalhos em relação o ensino aprendizagem desta comunidade escolar.     





Um comentário:

  1. Muitoo maravilhoso *-* que bom que o atual prefeito melhorou 100% as condições da escola :D

    ResponderExcluir